Estilo Educativo

Estilo Educativo

 
O Colégio Imaculada Conceição fundamenta seus objetivos educacionais no Projeto Educativo de Carmen Sallés, fundadora da Congregação das Religiosas Concepcionistas Missionárias do Ensino, oferecendo uma educação integral e integradora, calcada numa pedagogia preventiva e personalizada.

O Projeto Educativo Concepcionista considera o aluno como o centro da ação educativa, acolhe-o como é e ajuda-o a crescer como pessoa. Favorece o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, despertando atitudes éticas e coerentes com os valores humano-cristãos.

Este Projeto Educativo Concepcionista fundamenta-se em três pilares: visão, missão e estilo educativo concepcionista.

Visão
Ser reconhecida como comunidade educativo-evangelizadora que atenda da Educação Infantil ao Ensino Médio, tendo como pilares a excelência acadêmica, a personalização, a tecnologia e o compromisso social.

Missão
Evangelizar através da educação preventiva, tendo Maria Imaculada como fonte inspiradora, favorecendo a formação da pessoa e a percepção de si mesma enquanto sujeito histórico, capaz de influenciar na construção de uma sociedade justa e fraterna, por meio do testemunho e anúncio de valores humano-cristãos.

Estilo Educativo Concepcionista
Fundamenta sua atuação educativa nos critérios de Carmen Sallés, que traçou sua pedagogia aos pés de Cristo Crucificado. Nele descobriu o sentido da Imaculada Conceição de Maria e o mistério de sua Redenção antecipada. Desta contemplação brotou a inspiração de:

   » Uma educação preventiva, integral e libertadora.
   » Uma pedagogia integradora de todas as dimensões da pessoa.
   » Uma educação motivadora e encarnada na realidade pessoal, familiar e social.
   » Uma educação que contribua para a elevação cultural da pessoa, para sua autonomia e libertação.
   » Uma pedagogia marcada pela presença e acolhida.
 
Referências para o Projeto Educativo Concepcionista

O Projeto Educativo Concepcionista sinaliza o tipo de pessoa, de escola, de sociedade e de Igreja que deseja cultivar.

Pessoa
A Rede Concepcionista de Ensino promove e favorece o desenvolvimento de pessoas, inseridas numa comunidade,abertas para aprender, capazes de conviver positivamente, corresponsáveis e éticas, autônomas e criativas, abertas à diversidade cultural, solidárias, abertas ao Transcendente.

Sociedade
Acredita que a transformação da sociedade passa pela formação integral da pessoa. Portanto, trabalha para cumprir sua missão, para atingir os objetivos do milênio e para estabelecer relações fraternas, justas e solidárias entre seus educandos.

Escola
Desenvolve sua missão como comunidade educativo–pastoral católica, comprometida em sua missão na Igreja, vivendo a espiritualidade e o carisma de Carmen Sallés.

Igreja
Cada Instituição da Rede Concepcionista de Ensino tem a Igreja como referência. Por isso desenvolve sua atividade educativa impulsionada pela força do Espírito Santo, pela interiorização da Palavra de Deus. Caracteriza-se como uma comunidade que crê, ensina, partilha e celebra a fé em Deus, e procura testemunhar com a palavra e com a vida que Jesus é o Senhor. É comprometida com ações em favor da vida.

Metodologia
Os gestos humanos como sinais de amor O educador concepcionista tem em mente que o exemplo é a melhor forma de educar. É chamado a manifestar o amor de Deus, um amor próximo e universal. Atua com consciência de que esta é sua missão. Tem como referência Maria Imaculada, que soube traduzir em gestos humanos a caridade que abrigava em seu coração. Educação personalizada Ao adotar uma metodologia personalizada a Rede Concepcionista de Ensino considera o aluno como o centro da ação educativa, acolhe-o como é e ajuda-o a crescer como pessoa. O aluno é, portanto, protagonista e principal agente de seu processo de crescimento e de educação integral. A educação concepcionista lhe oferece apoio e acompanhamento personalizado de acordo com suas necessidades formativas.
 
 
 
rodape