3º ano EF: escrevendo cartas

Atividades e Eventos


3º ano EF: escrevendo cartas


No passado, as cartas eram um dos principais meios de comunicação entre as pessoas que moravam em lugares bem distantes. Hoje, com o avanço da tecnologia e com a praticidade da vida moderna, as cartas, praticamente, foram esquecidas. Então, por que escrevê-las?

Foi esta a proposta feita aos alunos do 3º ano. Ao estudarem vários gêneros textuais, se depararam com essa correspondência já esquecida.

Como escrever uma carta pessoal? Quais os passos corretos? E para quem escrever? Quanto tempo ela leva para chegar ao seu destino? Como e onde devemos postá-la?

Estes questionamentos e outros foram sendo discutidos nas aulas de Português. Aos poucos, os alunos foram se encantando com esse tipo de texto.

O trabalho com a carta foi desenvolvido de uma maneira muito especial porque nosso destinatário também era uma pessoa especial. Alguém que, durante o ano, teve que nos deixar por um tempo, para se aperfeiçoar e se aprofundar em sua missão: nossa querida Irmã Cícera. Hoje ela se encontra na Espanha.

Todos os alunos, com muito empenho e interesse, escreveram com muito carinho a cartinha para ela. Cada um queria saber um pouco mais como ela estava. Uns contavam sobre suas vidas, outros perguntavam o que ela estava aprendendo, outros revelaram sentir saudades.

Depois, os alunos aprenderam como preencher o envelope. A culminância foi uma excursão ao Correio.

Cada aluno postou a sua carta e ficou a expectativa da data que chegaria ao seu destino.

Fonte:
Profª. Renata Maria de Souza Moura


 
 
rodape