Outubro: mês das Missões e do Rosário

Em Sintonia


Outubro: mês das Missões e do Rosário


A Igreja dedica o mês de outubro ao Rosário e às Missões. Outubro é para os cristãos católicos um mês muito especial e espiritualmente intenso.

O Rosário é uma oração contemplativa e cristocêntrica, não se deve rezar o Rosário sem a meditação da Sagrada Escritura. É a prece do cristão na sua peregrinação da fé, seguindo os passos de Jesus, na companhia de Maria.

A palavra rosário vem da palavra latina Rosarium que significa "campo de rosas". A rosa é uma flor que tem um simbolismo cristão missionário. Cada vez que se reza uma Ave-maria é uma Rosa que se oferece a Nossa Senhora. O ditado popular diz "não há rosa sem espinhos", mostrando assim por um lado a beleza da rosa e o seu perfume e por outro as dificuldades e sacrifícios que lhe estão associados.

A Igreja antiga pedia que  os fiéis recitassem os cento e cinquenta salmos de Davi. Mas, para recitar os salmos, era preciso saber hebraico, grego ou latim. Aqueles que não sabiam ler ou não tinham tempo para essa oração substituíram os 150 salmos por 150 Ave-Marias, separadas em 15 séries de dez, ou dezenas.

S. Domingos, que morreu em 1221, popularizou essa devo ção com o formato atual. No final de 2002, o Papa João Paulo II, na Carta Apostólica "O Rosário da Virgem Maria", convida a Igreja a iniciar o terceiro milênio com um novo dinamismo, lançando as redes em águas mais profundas, confiante no Cristo, como fim e sentido da história e luz do nosso caminho, através da introdução de mais um "terço": os mistérios Luminosos.

É importante recordar que o rosário, é uma oração bíblica, cristocêntrica, pois, os mistérios contemplados são os mistérios centrais da história da salvação, da nossa fé e as orações que se rezam são orações tiradas da Sagrada Escritura.

Um Rosário era divido originalmente em três partes, rezando-se assim um terço de cada vez. Cada terço é composto de várias orações e jaculatórias, com grande "ênfase" do número de orações da Ave Maria rezadas - 50 - e ao conjunto de orações de cada terço chama-se mistério, pois medita-se os mistérios de nossa salvação: Anúncio, Vida, Paixão, Morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Igreja faz a sugestão de se distribuir a oração do Rosário entre os dias semana, ficando assim "um terço" por dia da semana.

Outubro é também o mês missionário! A Igreja, por excelência, é missionária por causa Jesus Cristo, o primeiro missionário do Pai. Todo cristão Batizado torna-se um missionário. Missão não é escolha, mas parte da identidade cristã.

Foi o próprio Jesus que deixou um mandamento para a missão "Ide e fazei discípulos em todas as nações" (Mateus 28,19). É tempo de lembrarmos, de maneira especial, todos os missionários que dedicaram suas vidas pelo bem do próximo a começar pelos padroeiros das Missões Santa Teresinha do Menino Jesus, cuja memória a Igreja celebra no 1° dia do mês de outubro e  São Francisco Xavier, e os que ainda hoje deixam suas terras e partem para lugares desconhecidos e necessitados levando ajuda humanitária e o amor de Deus. O Dia Mundial das Missões é celebrado no penúltimo domingo de outubro.

Ir. Helizangela Goes
Coordenação de Pastoral

 

 
 
rodape