Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Imaculada Conceição - Passos-MG

Colégio

Imaculada Conceição

Passos-MG

Em Destaque
Educação Infantil

Alunos do Maternal II e os "Desenhos para a Santa"

As turminhas do Maternal II fizeram uma singela homenagem à nossa querida Santa Carmen Sallés. Os alunos participaram um momento, no qual puderam se expressar através de seus desenhos.

A finalidade desse momento consistiu em demonstrar nosso carinho a Santa Carmen, apresentando para nossas crianças que temos em nosso colégio uma Santa que intercede por nós, uma amiga que podemos contar em todas as horas.

Fonte: Profª Iára Machado Felício

Clique aqui e leia mais ...

Pré Beta realizada o primeiro "Momento Mariano" da Ed. Infantil

No mês de março foi realizado o primeiro Momento Mariano da Educação Infantil. As crianças do Pré Beta fizeram uma homenagem à nossa Mãezinha do céu, lembrando de Maria como esposa de José.

Os pais de Jesus são exemplo de fé, humildade e obediência. Neste sentido, foi refletido com as crianças sobre esses valores que aprendemos com Maria e José.

Pedimos a São José e Maria Santíssima que intercedam por nós, para que também deixemos Deus realizar em nossa vida o seu desígnio de amor.

Fonte: Profª Karina Alves Martins

Clique aqui e leia mais ...

Vivências sensoriais divertem e educam alunos do Minimaternal

No final de março, os alunos do Minimaternal participaram de uma divertida atividade na qual fizeram pinturas utilizando gelo colorido. A atividade, orientada pela professora, teve como finalidade trabalhar vivências sensoriais de diferentes temperaturas, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e emocionais.

A prática de atividades sensoriais é importante, pois ajuda a expandir o repertório sensorial da criança, tornando-a mais sensível e atenta ao ambiente. Também estimula a criatividade e a imaginação, promovendo o desenvolvimento da linguagem e da expressão artística.

Foi uma experiência muito divertida e enriquecedora, pois tiveram a oportunidade de explorar as diversas sensações táteis e a observação das cores.

Fonte: Profª Jéssica Milena Martins

Clique aqui e leia mais ...

Contação de história na Educação Infantil: "A gotinha viajante"

No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de conscientizar a população a respeito desse elemento, que é essencial para a vida.

Em comemoração a esta data tão especial, os alunos da Educação Infantil participaram da contação de história: "A gotinha viajante". Foi uma experiência encantadora e cheia de surpresas, na qual as crianças aprenderam sobre o ciclo da água e também a reconhecer a importância desse valioso recurso natural.

Fonte: Profª Jéssica Milena Martins

Clique aqui e leia mais ...

Maternal II e a diversidade que encanta o nosso mundo

No "Dia Mundial de Conscientização do Autismo", as turmas do Maternal II Alfa, Beta e Gama, fizeram um experimento utilizando as cores primárias e formando novas cores, as cores secundárias.

Foram feitos cartazes com as mãozinhas dos alunos e uma partilha de conscientização sobre este dia de grande importância em nossa escola e sociedade.

As cores diferentes representam a diversidade de famílias que convivem com pessoas autistas. Nessa atividade com as crianças, reconhecemos que todas as diferenças nos tornam irmãos, filhos de Deus. Qualquer pessoa, em sua diversidade, encanta o nosso mundo com seu jeito particular de ser.

Fonte: Profª Marina Vasconcelos Pimenta

Clique aqui e leia mais ...

Psicomotricidade: desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo

As aulas de Psicomotricidade são uma necessidade na formação das crianças, pois auxiliam significativamente o processo de desenvolvimento do corpo em relação ao seu mundo interno e externo.

Com base nisso, os alunos da Educação Infantil participam de atividades psicomotoras, nas quais são incentivados a trabalhar o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Sob a orientação da professora, os alunos são motivados a subir, descer, passar pelo túnel, saltar, agarrar e soltar objetos, correr, e participar de atividades de competição.

As atividades realizadas estão previstas no planejamento do material didático da disciplina de Psicomotricidade, tornando-se um componente indispensável na rotina escolar das crianças, possibilitando uma maior assimilação das aprendizagens escolares.

Profa. Luciana da Costa

Clique aqui e leia mais ...

Água, canela e muita curiosidade com os alunos do Jardim

Em comemoração ao "Dia Mundial da Água", os pequenos do Jardim Alfa e Beta mergulharam em um experimento científico incrível, sob a orientação das professoras Beatriz e Daniele.

Com apenas um copo, água e um toque de canela, descobriram algo mágico: as propriedades da água têm o poder de não molhar o dedo.

Essa atividade não só estimulou o sentido do tato e a criatividade, mas também permitiu que cada aluno visse todo o processo de uma forma lúdica e divertida, despertando a curiosidade e o pensamento crítico em cada criança.

Fonte: Profª Beatriz Rodrigues Feres Pereira

Clique aqui e leia mais ...

Pré: a coordenação motora para a escrita da letra cursiva

Os alunos do Pré participaram de uma aula na qual puderam realizar exercícios de coordenação motora de forma lúdica e divertida. A atividade orientada pelas professoras Daliane e Karina teve como finalidade iniciar a coordenação motora para a escrita da letra cursiva.

Este tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, sendo essencial para o aprendizado e crescimento. Incluir propostas que estimulam a coordenação motora fina e grossa em seu currículo pedagógico, contribui para o melhor desempenho acadêmico, social e prepara as crianças para lidar com desafios futuros com mais segurança e confiança.

Fonte: Profª Daliane de Oliveira Garcia

Clique aqui e leia mais ...

Ed. Infantil: coordenação motora, concentração e percepção visual

Finalizando o mês de março, os alunos do Minimaternal e Maternal I trabalharam com "O resgate dos animais", uma brincadeira que tem o objetivo de desenvolver a coordenação motora. Assim com o auxílio de uma peneira os alunos tiveram que retirar os animais de um recipiente e transferi-los para o outro.

Nessa atividade, foram trabalhadas diversas habilidades como a coordenação motora, a concentração, a percepção visual a fim de desenvolver a autonomia.

Os alunos gostaram e se divertiram muito, pois puderam desenvolver suas habilidades brincando.

Fonte: Profª Jéssica Milena Martins

Clique aqui e leia mais ...

Fundamental Anos Iniciais

Momento Mariano: o sim de Maria e o meu sim a Deus!

Em março, os alunos do 5º ano Beta, sob a orientação da professora Aline, protagonizaram um Momento Mariano especial centrado no tema da Anunciação do Anjo a Maria. Este evento escolar buscou recriar e explorar profundamente a cena bíblica em que Maria recebe a visita do anjo Gabriel, anunciando que ela seria a mãe de Jesus.

A encenação foi cuidadosamente preparada para não apenas contar essa história significativa, mas também conectar o "sim" de Maria com o "sim" que cada cristão é encorajado a dizer em resposta a Deus todos os dias. Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância do consentimento e da aceitação em suas vidas, assimilando esses conceitos a partir de seu significado espiritual e prático.

Este Momento Mariano promoveu uma reflexão sobre como os princípios da fé podem ser aplicados diariamente. Foi uma forma poderosa de integrar ensinamentos religiosos com experiências de vida pessoal, incentivando os jovens a contemplar e praticar seus próprios "sins" diante dos desafios e decisões que enfrentam.

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

Revivendo uma tradição antiga da Páscoa com os alunos do 2º ano

No final do mês de março, os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, participaram de uma atividade de pintura de ovos, na qual, utilizaram tinta comestível, canetinhas, vinagre, água e papel guardanapo.

A atividade orientada pelas professoras, revive uma tradição antiga da Páscoa, que tem raízes remotas e carrega vários significados ao longo dos séculos e em diferentes culturas. No contexto cristão, os ovos pintados simbolizam ressurreição de Jesus, representando assim um renascimento espiritual e a celebração da vida nova em Cristo.

A prática é importante para aprenderem um pouco mais sobre a Páscoa e seus símbolos. De acordo com as metodologias ativas, as crianças aprendem mais quando estimuladas por meio de brincadeiras lúdicas.

Foi uma experiência muito divertida e colorida para todos os alunos, pois tiveram a oportunidade de explorarem sua criatividade, trabalhar de forma colaborativa, além de aprenderem com alegria.

Fonte: Profª Caroline Isabelle Silva

Clique aqui e leia mais ...

A formação dos dias e das noites sob os olhares do 3º ano do EF

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, das professoras Márcia e Paula, estão explorando o fascinante mundo da Ciência.

Os estudantes realizaram uma emocionante experiência para compreender a formação dos dias e das noites através do sistema de rotação. Ao realizar a atividade, as crianças puderam assimilar na prática a verdadeira aventura do Planeta Terra.

E essa aventura científica mostrou aos nossos pequenos cientistas como eles podem desvendar os segredos do universo. Dessa forma as professoras conseguiram estimular os seus alunos a descobrir maneiras diferentes de aprender sobre o sistema de rotação e as crianças amaram essa descoberta!

Fonte: Profª Márcia Maria da Silva Vieira

Clique aqui e leia mais ...

O ciclo da água com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, após explorar alguns conceitos relacionados ao ciclo da água, montaram um terrário.

O terrário é um recipiente aberto ou fechado, geralmente feito de vidro, que simula o ambiente natural terrestre, constituído de pedras, carvão vegetal, uma camada de solo e suculentas.

No interior do terrário ocorre a transpiração das plantas, sistematizando os conceitos sobre o ciclo natural da água, assim, realizando a fotossíntese e garantindo a sobrevivência das plantinhas. Diariamente os alunos realizam a observação dos acontecimentos e registram seus apontamentos.

Com um olhar atento dos alunos, no processo das transformações no terrário, tornamos significativo o aprendizado, destacando a importância da água para a sobrevivência do planeta Terra.

Fonte: Profª Rebeca de Felice Vilela

Clique aqui e leia mais ...

3º ano do EFAF explorando a simetria com criatividade

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais realizaram em março uma atividade muito divertida nas aulas de Matemática para aprender sobre simetria de reflexão. Valorizando a criatividade de maneira divertida e educativa, as crianças exploraram a simetria por meio da arte do Ribambelles, uma técnica milenar que encantou os alunos.

No Ribambelles, nossos alunos mergulharam em um mundo de formas e cores, explorando a simetria de maneira prática e envolvente. Com muita imaginação e dedicação, eles criaram padrões e figuras que refletem harmonia e equilíbrio.

Além de estimular a criatividade, essa prática ajuda os alunos a desenvolver habilidades matemáticas, perceptivas e motoras, enquanto se divertem e se expressam artisticamente.

A arte do Ribambelles foi uma experiência que enriqueceu o aprendizado e fortaleceu o vínculo com a arte e a geometria. As crianças adoraram fazer parte desse universo criativo e simétrico.

Fonte: Profª Márcia Maria da Silva Vieira

Clique aqui e leia mais ...

O "Dia Internacional da Síndrome de Down" foi especial para o 4º ano

O "Dia Internacional da Síndrome de Down" (21/03) é uma data de representação global, que tem como principal objetivo conscientizar a todos sobre a inclusão, celebrando a vida de pessoas portadoras da Síndrome de Down. Oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012 a data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A síndrome de Down é apenas uma pequena parte do que faz alguém ser quem é. Por trás dos rótulos e estereótipos, há uma pessoa cheia de amor, bondade e potencial. Cada indivíduo com síndrome de Down é único, trazendo sua própria luz ao mundo. Eles nos ensinam lições valiosas sobre aceitação, resiliência e a verdadeira essência da vida.

Comemoramos com nossa aluna Helena Maia, 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, o "Dia Internacional da Síndrome de Down". Os alunos vieram vestidos com meias coloridas para simbolizar a diversidade. No Auditório Santa Carmen Sallés de nossa escola, os alunos do vespertino, assistiram a um vídeo, dialogando sobre a solidariedade e a amizade à pessoa atípica, onde todos saíram com uma compreensão mais profunda da importância da inclusão na sociedade. Foi a ocasião de lembrarmos também de nossa colega Valentina, que agora estuda no turno matutino, no 6° ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Foi um dia cheio de significado que nos fez lembrar que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características, merecem ser valorizadas e respeitadas. Que possamos celebrar a vida de nossas colegas e suas conquistas, apoiar seus sonhos e reconhecer a beleza extraordinária que trazem ao nosso mundo e à nossa escola.

Fonte: Isabel Maria de Carvalho Adão

Clique aqui e leia mais ...

Momento Mariano: ensinamentos que inspiraram gerações

Em sinal devoção mariana, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental protagonizaram uma belíssima dramatização da cena da Anunciação do Anjo à Virgem em nosso Momento Mariano. Um momento marcante em que eles trouxeram à vida essa passagem fundamental da fé cristã, celebrada pela Igreja em fevereiro.

Com dedicação e entusiasmo, os jovens talentos mergulharam nas profundezas da história sagrada, transmitindo não apenas o enredo, mas também os sentimentos e emoções que permeiam esse momento singular na vida da Virgem Maria.

Sob a orientação da professora Rebeca e com o apoio caloroso da comunidade escolar, a representação foi uma manifestação de fé, amor e respeito, que tocou os corações de todos os presentes. Nesse Momento Mariano, renovamos nosso compromisso em cultivar os valores espirituais e transmitir os ensinamentos que inspiraram gerações ao longo dos séculos.

Que essa experiência nos fortaleça em nossa jornada de fé e nos lembre da importância de seguir os exemplos de amor e humildade exemplificados pela Virgem Maria, como nos ensina Santa Carmen Sallés.

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

4º ano explora a Matemática no Jogo "Nunca 10 ao Contrário"

No mês de março, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de uma aula especial de matemática. Sob a orientação das professoras Luciana e Izabel, os estudantes mergulharam em uma jornada de aprendizado por meio do jogo "Nunca 10 ao Contrário".

O objetivo da atividade não era apenas reforçar os conceitos do algoritmo convencional da subtração, mas também promover valores essenciais, como o trabalho em equipe e a colaboração mútua. As professoras reconhecem a importância de incorporar elementos lúdicos e competitivos no processo de ensino, pois entendem que essa abordagem estimula o comprometimento dos alunos e facilita a absorção do conteúdo.

Ao longo da aula, os alunos imergiram em um ambiente divertido e desafiador, onde cada lançamento de dados e cada subtração eram oportunidades para aprender e se superar. A prática do jogo não apenas permitiu que explorassem suas habilidades matemáticas, mas também incentivou a comunicação, o pensamento crítico e a resolução de problemas em equipe.

A experiência foi verdadeiramente enriquecedora para todos os envolvidos. Os alunos não apenas aprimoraram seus conhecimentos matemáticos, mas também fortaleceram laços de amizade e desenvolveram habilidades socioemocionais essenciais. Como resultado, saíram da aula com sorrisos no rosto, confiantes em suas capacidades e ansiosos por novas aventuras de aprendizado.

A atividade exemplifica o poder da educação quando combinada com diversão e engajamento, e demonstra como metodologias ativas podem transformar a sala de aula em um ambiente estimulante e inspirador para todos os alunos.

Fonte: Profª Luciana Rodrigues Ferreira Silveira

Clique aqui e leia mais ...

Alunos do 2º ano do EF exploram na prática a formação das sombras

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, participaram de uma aula prática de Ciências na qual aprenderam sobre o movimento aparente do Sol no céu. A atividade foi coordenada pelas professoras Caroline e Cláudia, que explicaram o que é necessário para a formação de uma sombra.

Foi trabalhado com os alunos as características da sombra dos objetos, quando alterada a sua posição em relação a uma fonte de luz.

A aula prática foi uma oportunidade para os alunos observarem, investigarem por meio do experimento como são formadas as sombras, além de descreverem as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada. Esta tarefa permitiu que os conteúdos teóricos abordados em sala fossem reforçados por meio da aplicação prática.

Fonte: Profª Caroline Isabelle Silva

Clique aqui e leia mais ...

Fundamental Anos Finais

9º ano: o entusiasmo pelo desenvolvimento criativo da escrita

O Projeto de Redação no 9º ano do Ensino Fundamental está gerando um entusiasmo pelo desenvolvimento criativo da escrita. Com foco na produção textual, as aulas não se limitam apenas à transmissão de informações, mas incentivam os alunos a explorarem ativamente temas contemporâneos. Por meio de leituras e debates, os estudantes constroem repertórios robustos e refinam suas habilidades de escrita, transformando cada encontro em uma jornada de descobertas e expressão pessoal.

O envolvimento dos alunos é evidente quando são desafiados a expressar suas opiniões sobre questões atuais. Essa abordagem estimula o pensamento crítico, fortalece o senso de autonomia e responsabilidade dos estudantes em relação ao seu próprio aprendizado.

Fonte: Profª Denise Aparecida Suhadolnik Silveira

Clique aqui e leia mais ...

Explorando a Ciência com os alunos do 6º ano do Ens. Fundamental

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais mergulharam em uma jornada pelo universo da Química no Laboratório de Ciências e Biologia. A experiência envolveu um balão, um sonrisal e uma dose de curiosidade científica.

Nessa empolgante experiência, os alunos interagiram com o sonrisal e a água dentro do balão, desencadeando uma reação química que resultou na inflação do balão. Além do efeito visual observado pelos estudantes, a atividade prática proporcionou uma compreensão mais profunda dos princípios químicos envolvidos. Conceitos como efervescência e produção de gás foram estudados, conectando teoria e prática de forma dinâmica.

No Colégio Imaculada Conceição, estamos empenhados em cultivar o espírito investigativo de nossos alunos. Esses experimentos são principalmente sobre estimular a curiosidade, a pesquisa e a paixão pelo conhecimento.

Clique aqui e leia mais ...

Journey Through Time: unveiling the past with 9th graders

As the bell rang on the first days of elementary school, a group of excited students from the last year gathered around the class. Their eyes sparkled with anticipation as they clutched a weathered, dust-covered box – the time capsule they had carefully assembled three years ago.

The atmosphere buzzed with nostalgia and curiosity as the students, now on the brink of middle school, assembled in a circle. The time capsule,held the essence of their younger selves, frozen in time. The energy was palpable as they took turns sharing memories of that bygone era.

Amidst laughter and reminiscence, the moment of truth arrived. The sealed lid of the time capsule was ceremoniously cracked open, revealing a treasure trove of artifacts from the past. As the box creaked open, it unleashed a flood of memories that transported the students back to the innocent days of the beginning of elementary school.

A rainbow of emotions danced across their faces as they pulled out items that seemed like artifacts from another era. Handwritten notes, crumpled drawings, and faded photographs told stories of friendship, dreams, and aspirations. The air was thick with nostalgia, and each item held a piece of the puzzle that made up their shared history.

One by one, the students shared the contents of the time capsule, reliving the moments that had once seemed so significant.

The time capsule served as a tangible link to their past, a testament to the transformative power of growing up together.

Source: Prof. Larissa Pádua Pereira Silveira

Clique aqui e leia mais ...

8º ano do EF: Rafael Giannini é convidado para Iniciação Científica

O Colégio Imaculada Conceição está em festa, celebrando o convite recebido pelo nosso aluno Rafael Santiago Giannini dos organizadores da OBMEP.

Rafael foi convidado para integrar no Programa de Iniciação Científica (PIC) devido à sua medalha na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, realizada em 2023. Anualmente, alguns alunos medalhistas são selecionados para participar do PIC, uma colaboração entre a OBMEP e o CNPq.

O PIC em Matemática é um programa que visa transmitir conceitos matemáticos fundamentais, treinar os alunos na leitura e escrita rigorosas de soluções e resultados, bem como no desenvolvimento de técnicas, métodos e raciocínio analítico independente, entre outros. Os alunos participam de atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino superior e pesquisa, buscando despertar a vocação científica e estimular a criatividade por meio da resolução de problemas fascinantes da Matemática.

Comemorar as conquistas de nossos alunos é sempre uma honra. O sucesso deles é a prova de que estamos cumprindo nossa missão de educar e formar pessoas para um mundo novo!

Clique aqui e leia mais ...

Início do ano letivo com muitos sorrisos no Fundamental Anos Finais

Nos reunimos no ginásio poliesportivo para dar as boas-vindas aos nossos queridos alunos no primeiro dia de aula. Foi uma celebração repleta de emoção, sorrisos, abraços calorosos e o entusiasmo que marca o início de uma jornada educacional incrível.

A direção, equipe pedagógica e professores estiveram presentes para acolher cada aluno com todo carinho e dedicação. Iniciamos nosso encontro com um momento de oração pelo ano letivo que se inicia. Juntos, expressamos nossos desejos de crescimento, aprendizado e momentos significativos ao longo do ano. Essa união espiritual fortalece nossos laços como comunidade e nos inspira a enfrentar os desafios com confiança e empatia.

As dinâmicas de integração entre novos e antigos alunos foram um sucesso! Presenciamos a alegria contagiante à medida que as turmas se misturavam em atividades lúdicas e descontraídas. O clima de reencontros foi marcado por muitos sorrisos e abraços afetuosos. Os alunos, ansiosos para se reconectar com os colegas e professores, trouxeram consigo uma energia vibrante que ressoou por todo o espaço da quadra. Esses momentos de calor humano são a essência de uma comunidade escolar unida.

Foi uma semana cheia de novidades e aprendizados! Nossos alunos puderam conhecer os professores, fazer novos amigos e entender melhor como a escola funciona, seus recursos e como são as aulas. Foi uma semana incrível.

Que este ano letivo seja repleto de descobertas, amizades duradouras e conquistas memoráveis. Estamos prontos para fazer deste ano um capítulo inesquecível em nossa história educacional!

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

9º ano: missa em Ação de Graças pela conclusão do Ens. Fundamental

Na Igreja Paroquial de São José, os alunos do 9º ano, junto de suas famílias e amigos, celebraram com muita fé e gratidão conclusão do Ensino Fundamental Anos Finais.

O Padre William Franquis, com palavras tocantes, encerrou essa etapa desafiadora e preparatória para o próximo capítulo que se avizinha na jornada acadêmica e pessoal dos estudantes.

As famílias se uniram a seus filhos para marcar este ponto de virada. Entre abraços emocionados e sorrisos, a celebração encerrou-se com a promessa de novos horizontes e desafios a serem alcançados. Esses jovens estão prontos para escrever a próxima página de suas histórias!

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

A transição para o Ensino Médio: momento especial do 9º ano

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental foram convidados pela Equipe Educativa do CIC a participarem de uma tarde com os Coordenadores de Área e a Coordenação Pedagógica, com a finalidade de dialogarem sobre a nova etapa da trajetória escolar: o Ensino Médio.

Por meio de dinâmicas, trabalhos em grupos e de uma roda de conversa com os professores, os alunos conheceram e compreenderam o trabalho que os nortearão a partir do próximo ano e também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre algumas perguntas frequentes relacionadas ao Ensino Médio.

Durante esse encontro os alunos do 9º ano também conversaram com os estudantes que já estão cursando o Ensino Médio no horário do lanche especial, que foi preparado para com a finalidade de reforçar ainda mais a interação e a troca de experiências.

À noite, durante uma reunião promovida para os pais dos alunos, a equipe educativa também apresentou o trabalho que será desenvolvido em 2024. A Coordenação Pedagógica teve a oportunidade de partilhar as experiências vividas pelos jovens do 9º ano no encontro da tarde. Os Coordenadores de Área também apresentaram as propostas de trabalho aos pais e esclareceram as dúvidas. Foram momentos importantes e enriquecedores para todos os participantes.

Fonte: Adriana Faria de Alcântara Dias
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Clique aqui e leia mais ...

Studying about food and healthy eating with 8th grade students

We had been studying about food in our classes of the 8th grade. We had discussed and read about food preservation, healthy and unhealthy dishes, food groups and right proportions of each, we should have in a healthy plate.

We also had a team work activity to create a regional and a Braziliam healthy plate.

We had a competition to distinguish what fruit they were trying and they also had to say its flavor, if it was sweet, salty, sour or bitter. It was really funny.

Source: Prof. Taís Martins Alves de Lima

Clique aqui e leia mais ...

Anatomia do olho na prática com os alunos do 8º ano do EFAF

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais receberam a visita do Dr. Patrick Figueiredo, conceituado oftalmologista de Passos e região, para uma aula sobre a anatomia dos olhos. Esse estudo teve início nas aulas de Ciências, ministradas pelo professor Ézio.

A aula foi dividida em dois momentos: apresentação de um material elaborado por Dr. Patrick, que foi disponibilizado para os alunos aprofundarem os estudos, e a aula prática desenvolvida em um dos laboratórios do CIC. Sob orientação do médico convidado, os estudantes tiveram oportunidade de dissecar olhos de porcos cedidos por uma aluna da turma.

Durante essas práticas, foi utilizada uma grande gama de equipamentos dos laboratórios do CIC e outros materiais específicos para oftalmologia, trazidos pelo Dr Patrick.

Sem dúvida, o uso constante dos laboratórios que temos enriquece muito as aulas e aperfeiçoa várias habilidades dos estudantes.

Fonte: Prof. Ézio Piantino

Clique aqui e leia mais ...

Ensino Médio

Alunos da 3ª série do EM combatem a desigualdade de gênero

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio demonstraram um excelente envolvimento e participação em uma atividade de "Rotação por Estações". Ao analisar diferentes recursos e debater sobre o tema da desigualdade de gênero, mostraram como é possível atuar como agentes ativos da própria aprendizagem.

Nesse tipo de metodologia ativa, o papel do professor é de facilitador, estimulando o diálogo e a reflexão, enquanto os estudantes assumem a responsabilidade por seu próprio aprendizado. Na ocasião, os estudantes foram capazes de se aprofundar no assunto, desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação, apresentando uma reflexão qualificada, executando 4 etapas.

A culminância desse processo aconteceu com uma visita às turmas da 1ª e 2ª séries, onde os alunos compartilharam suas reflexões de forma inovadora: através de um podcast e de um mapa mental. O objetivo consistiu em estimular a consciência crítica e o pensamento reflexivo entre os colegas mais jovens, contribuindo para a formação de cidadãos mais informados e empáticos em nossa comunidade escolar.

Essa iniciativa fortalece ainda mais a autonomia. Parabéns por terem se dedicado a essa atividade e demonstrado o potencial como protagonistas do próprio desenvolvimento.

Fonte: Profª Denise Aparecida Suhadolnik Silveira

Clique aqui e leia mais ...

Maria Alice fala e inspira alunos sobre as simulações da ONU

No dia 18 de março, os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais à 2ª Série do Ensino Médio tiveram uma experiência enriquecedora ao participarem de uma apresentação especial promovida por Maria Alice Souza Maia, aluna da 3ª Série. Ela compartilhou suas experiências e aprendizados ao participar de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), proporcionando uma visão detalhada do processo de debate e negociação envolvido nessas atividades.

Durante sua apresentação, a aluna destacou os desafios e as recompensas de representar diferentes países e discutir questões globais de grande importância. Sua paixão pelo debate e pela diplomacia foi contagiosa, despertando o interesse dos presentes em explorar esse campo desafiador e estimulante.

Além de compartilhar suas experiências, Maria Alice fez um convite especial aos alunos interessados para formarem uma delegação e participarem da Simulação de Yale, que ocorrerá em São Paulo. Essa oportunidade não apenas oferece um espaço para crescimento pessoal e acadêmico, mas também fortalece os laços de comunidade e colaboração dentro de nossa escola.

Como instituição comprometida com a formação integral de nossos alunos, aplaudimos iniciativas como essa, que incentivam o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, liderança e participação cívica. Estamos confiantes de que essa experiência terá um impacto positivo em nossos estudantes e os preparará para enfrentar desafios globais de forma proativa e informada.

Parabéns à Maria Alice pelo seu compromisso e liderança inspiradora, e aos alunos que decidiram participar dessa jornada emocionante. Juntos, estamos construindo um ambiente educacional onde o conhecimento e a compreensão global são valorizados e promovidos.

Fonte: Profª Rita de Cássia da Silva Kneib

Clique aqui e leia mais ...

Ensino Médio inicia ano marcante em sua história educacional

Nos reunimos no ginásio poliesportivo para dar as boas-vindas aos nossos queridos alunos no primeiro dia de aula. Foi uma celebração repleta de emoção, sorrisos, abraços calorosos e o entusiasmo que marca o início de uma jornada educacional incrível.

A direção, equipe pedagógica e professores estiveram presentes para acolher cada aluno com todo carinho e dedicação. Iniciamos nosso encontro com um momento de oração pelo ano letivo que se inicia. Juntos, expressamos nossos desejos de crescimento, aprendizado e momentos significativos ao longo do ano. Essa união espiritual fortalece nossos laços como comunidade e nos inspira a enfrentar os desafios com confiança e empatia.

As dinâmicas de integração entre novos e antigos alunos foram um sucesso! Presenciamos a alegria contagiante à medida que as turmas se misturavam em atividades lúdicas e descontraídas. O clima de reencontros foi marcado por muitos sorrisos e abraços afetuosos. Os alunos, ansiosos para se reconectar com os colegas e professores, trouxeram consigo uma energia vibrante que ressoou por todo o espaço da quadra. Esses momentos de calor humano são a essência de uma comunidade escolar unida.

Foi uma semana cheia de novidades e aprendizados! Nossos alunos puderam conhecer os professores, fazer novos amigos e entender melhor como a escola funciona, seus recursos e como são as aulas. Foi uma semana incrível.

Que este ano letivo seja repleto de descobertas, amizades duradouras e conquistas memoráveis. Estamos prontos para fazer deste ano um capítulo inesquecível em nossa história educacional!

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

3ª série do EM se despede do CIC em cerimônia emocionante

No início de dezembro, o Auditório Imaculada Conceição foi palco de uma cerimônia muito importante: a Formatura da 3ª série do Ensino Médio. Com passos firmes e sorrisos radiantes, os alunos se despediram dessa etapa carregada de desafios e conquistas. O diploma não apenas simbolizou o encerramento de uma jornada acadêmica brilhante, mas também marcou o início de um novo capítulo cheio de oportunidades.

A presença marcante das famílias foi um testemunho emocionante do apoio constante recebido por esses jovens ao longo de sua jornada. Entre lágrimas e aplausos calorosos as famílias e os educadores saudaram os jovens formandos, evidenciando o imenso orgulho e alegria compartilhados por todos.

Discursos e homenagens emocionantes encheram o ambiente, relembrando não apenas os momentos acadêmicos, mas também as amizades construídas e os desafios superados. A formatura celebrou as realizações individuais, mas também destacou a força do espírito coletivo que tornou essa jornada única e memorável.

É com enorme orgulho que o CIC testemunhou o encerramento dessa etapa e deseja aos formandos todo o sucesso em seus futuros empreendimentos. Esta noite foi um verdadeiro reflexo do compromisso, determinação e brilho singular desses jovens concepcionistas.

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

3ª série do Ensino Médio celebra a conclusão de jornada memorável

A Matriz do Senhor Bom Jesus dos Passos foi o local de uma bonita celebração em virtude da conclusão do Ensino Médio pelos estudantes do CIC. Os alunos da 3ª série, acompanhados por seus familiares e professores, se reuniram para a Missa em Ação de Graças, marcando o encerramento de uma fase significativa.

O Padre Gledson Domingos, em suas palavras, abençoou os caminhos futuros desses jovens, celebrando as conquistas e o potencial de cada um deles para os novos desafios que os aguardam. Foi um momento de despedida e renovação, onde as famílias se uniram para prestigiar esses jovens que encerram essa jornada e iniciam outra fase de suas vidas.

Essa celebração marca não apenas o fim de uma etapa acadêmica, mas também o início de novos sonhos, desafios e caminhos a serem trilhados. Que esses jovens carreguem consigo não apenas o conhecimento adquirido, mas também a resiliência, a compaixão e a determinação para enfrentar os próximos capítulos de suas vidas. Que o aprendizado vivido aqui seja a base sólida para um futuro repleto de realizações e sucesso.

Parabéns, formandos, por essa jornada memorável e por estarem prontos para os capítulos seguintes que os esperam!

Fonte: Prof. Matheus Barbosa Ribeiro
Coordenador de Pastoral

Clique aqui e leia mais ...

Mostra de Profissões: Física Médica e Carreira por Tiago Gomes

Dando continuidade ao Projeto Mostra de Profissões proposto pelos setores de Orientação Educacional e Apoio para os Vestibulares do CIC, o ex-aluno, Tiago Souza Gomes, conversou com os alunos do Ensino Médio e partilhou sua experiência no curso de Física Médica e o exercício de sua profissão.

Thiago apresentou sua caminhada como aluno do CIC, partilhou também conquistas e desafios que o formaram durante o período na Universidade.

O contato entre os ex-alunos e estudantes do colégio, por meio do projeto Mostra de Profissões proporciona experiências incríveis para os jovens que estão definindo seu futuro na escolha da profissão.

Fonte: Adriana Faria de Alcântara Dias
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Clique aqui e leia mais ...

Alunos da 3ª série do Ensino Médio: preparados para a vida!

Após um longo período de participação nas aulas, estudos, trabalhos, desenvolvimentos de projetos e de aulões interdisciplinares no contraturno, em preparação para o Enem 2023 e outros vestibulares, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio participaram de uma manhã especial, organizada pelos educadores com a parceria dos pais dos alunos.

No início da manhã os jovens foram recebidos com um ambiente diferenciado e acolhedor. As salas de aula estavam arrumadas com mensagens motivacionais feitas pelos professores. Nesse dia, as Irmãs prepararam um lanche especial para os alunos do Terceirão e todos os educadores. Irmã Catarina disse belas palavras de otimismo, entusiasmo e confiança.

Na capela, um dos ambientes mais significativos para a família concepcionista, houve um momento muito emocionante, dirigido pelo Coordenador de Pastoral e professor da turma, Matheus Ribeiro. O encerramento foi marcado com muita alegria e emoção: os pais deixaram para os estudantes, mensagens e lembranças que expressaram o amor e o carinho que a família tem por seus filhos.

A Equipe Educativa do CIC tem orgulho de fazer parte da formação e da caminhada escolar da turma de 2023 e se orgulha pelos jovens que foram educados em uma casa de Maria Imaculada.

Fonte: Adriana Faria de Alcântara Dias
Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio

Clique aqui e leia mais ...

2nd grade students and another view on sports: inclusiveness

The sophomore students had an unsual activity during their English class. They are studying sports and well-being but in a different perspective, which means that they are finding connections between sports and inclusiveness.

To research and propose new ideas on how physical activities can include different people and bring social benefits, they were invited to feel firsthand how it is for the blind people to practice basketball and to carry out some basic activities.

Besides the health and physical advantages, sports are important for society to improve and foster social interaction, cooperation, team building and a sense of belonging. However many groups are still excluded and face multiple challenges when it comes to sport.

Let's prepare our students for a better, inclusive world.

Source: Prof. Larissa Pádua Pereira Silveira

Clique aqui e leia mais ...

Mostra de Profissões: Publicidade e Propaganda por Pedro Ivo Brito

Dando início ao projeto "Mostra de Profissões", convidamos o primeiro palestrante: nosso querido ex-aluno Pedro Ivo Brito, que encantou os alunos com sua jovialidade, falando do seu trabalho, de suas experiências profissionais e também respondendo aos alunos sobre suas curiosidades a respeito dessa profissão.

Formado na ESPM, em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda e mais conhecido como "PIB", ele está a frente do Club, um ecossistema criativo responsável pela construção e gestão de grandes marcas no mercado nacional e internacional.

Foi um momento muito interessante para os estudantes do Ensino Médio que estão começando a escolher a área de atuação.

Fonte: Profª Mariângela Kallas A. Mattar

Clique aqui e leia mais ...

Serviços e Parcerias

Sistema Anglo de Ensino

International School

2go edu

Cia do Esporte

Uniformes